O Departamento de Química da UFSM, sub-unidade da estrutura universitária do CCNE, para efeito de organização administrativa, didática-científica e de distribuição de pessoal, compreende disciplinas afins e congrega docentes e servidores técnico-administrativos com o objetivo comum do Ensino, Pesquisa e Extensão.

O DQ apresenta como estrutura a existência dos seguintes setores: Química Analítica, Química Industrial e Ambiental, Química Inorgânica e Química Orgânica.

As atividades didáticas, científicas e administrativas são desenvolvidas em cinco prédios do Campus (15, 17, 18, 19, 21), além do Almoxarifado do Departamento de Química e do Laboratório de Ressonância Magnética Nuclear.

Atualmente, são quarenta e seis (46) docentes do quadro permanente, dois (02) docentes substitutos e dezesseis (16) servidores que atuam nas várias áreas em que o Departamento de Química se constitui.

São atendidos vinte e três (23) Cursos de Graduação com 2650 alunos matriculados (2° semestre letivo de 2015). Há 12 alunos monitores e 140 alunos de Iniciação Científica no DQ. Os Cursos de Graduação atendidos pelo DQ são:

Agronomia, Ciências Biológicas Licenciatura, Engenharia Acústica, Engenharia Aeroespacial, Engenharia Civil, Engenharia da Computação, Engenharia das Telecomunicações, Engenharia de Controle a Automação, Engenharia Elétrica, Engenharia Florestal, Engenharia Mecânica, Engenharia de Produção, Engenharia Química, Engenharia Sanitária e Ambiental, Farmácia, Física Bacharelado Diurno, Física Bacharelado Noturno, Física Licenciatura, Química Bacharelado, Química Industrial, Química Licenciatura, Tecnologia em Processos Químicos e Zootecnia.

Quanto ao ensino de pós-graduação, o DQ atende, prioritariamente o Programa de PG em Química . A produção científica no Departamento de Química é intensa. Esta produção advém dos grupos de pesquisa, registrados no CNPq, que são: Sínteses Inorgânicas e Cristaloquímica; Síntese e Reatividade de Enamino Compostos; Síntese, Reatividade; Síntese e Avaliação do Compostos Orgacalcogênios Quirais; Quelantes Inéditos do Alumínio; A Química de Compostos Organacalcogênios em Santa Maria; Química Analítica Clínica; Grupo de Pesquisas em Análises Cromatográficas; Química Analítica Ambiental; Núcleo de Química de Heterociclos; Núcleo de Pesquisa de Produtos Naturais; Laboratório de Materiais Inorgânicos.

O DQ tem interagido de uma maneira muito forte com a comunidade regional. Esta interação ocorre na prestação de vários tipos de serviços para a comunidade, na parceria com empresas da região para a resolução de problemas técnicos-científicos, no apoio a programas de atualização de professores do ensino médio em todo o distrito geo-educacional da UFSM e, principalmente, na formação de recursos humanos, agentes indispensáveis de uma verdadeira interação com a sociedade.